Membros da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil fizeram, na últimas sexta-feira, dia 16, uma inspeção no Conjunto Penal de Itabuna. A comissão é presidida por Marcos Luiz Alves de Melo. Ele estava acompanhado dos advogados Vinicius Ledo, Fabiane Almeida e Vinicius Dantas.

   A visita teve o objetivo de mapear as ações desenvolvidas naquela unidade e suas principais demandas. Os membros da comissão visitaram todas as dependências e avaliar as instalações e a qualidade dos serviços prestados naquela unidade prisional.

   A visita foi acompanhada por representantes da OAB-Itabuna: o presidente Edmilton Carneiro, o diretor financeiro Rui Carlos, o presidente da Comissão de Criminalistas Thiago Leal e os criminalistas Thaylane Gabriel e Rui Nepomuceno.

  • Criado em .

   “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade” é o tema da Jornada Pedagógica 2018 de Itacaré, promovida pela Secretaria de Educação do município. A abertura está prevista para às oito rodas da manhã desta terça-feira, dia 20, na quadra esportiva do Colégio Municipal Dr. Manoel Castro, com a presença do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza, secretários municipais e profissionais de Educação.

   A Jornada Pedagógica é destinada a todos os trabalhadores em educação da rede municipal, incluindo diretores, vices, coordenadores, orientadores, professores e profissionais não docentes. Serão realizadas palestras educativas e motivacionais, debates, oficinas, avaliações e atividades culturais. A proposta é realizar o planejamento, monitoramento e avaliação das práticas educativas inovadoras.

   

   O prefeito Antônio de Anízio lembrou que a jornada é o momento de acolher e incentivar os profissionais da educação com ações que estimulem o seu potencial e suas perspectivas para Educação municipal, além de oportunizar integração e troca de vivências.

   A Jornada Pedagógica serve ainda para construir conhecimentos pertinentes a sua prática e compilando os diversos saberes, possibilitando subsidiar e planejar ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2018. O encontro se estenderá até quarta-feira, dia 20.

   Já a secretária Joselita Santana, a jornada pedagógica constitui-se como um momento de sistematização e elaboração de ações, que não se esgotam em um período espaço-temporal no qual se realiza o encontro, mas levanta questionamentos, aponta objetivos e demarca concepções que poderão, a partir de uma reflexão mais fundamentada acerca da prática, desencadear um novo direcionamento da ação educacional.

  “Este período se configura numa ferramenta de extrema importância porque possibilita e viabiliza o profissional a realizar um inventário de concepções e práticas que orienta a sua função em diversas situações, assim como estruturar um plano de ação ou planejamento significativo”, complementou.

  • Criado em .

   Para reafirmar o anúncio feito na última quinta-feira, dia 15, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve em Ilhéus neste sábado, dia 17. Em um encontro com o prefeito Mário Alexandre, foi reforçado o compromisso do Governo do Estado em apoiar a restruturação da saúde no município. Serão investidos mais de R$15 milhões para reforma e adequação de unidades de assistência.

   Parte dos recursos será destinados para completa reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho, que se transformará em uma unidade materno-infantil, com 30 leitos de UTI. O investimento contemplará também a contratação de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica, além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde. Além dos recursos financeiros, serão cedidos mais de 200 servidores para fortalecer a rede municipal de saúde.

   Vilas-Boas garantiu que mesmo durante as obras do Hospital Regional não haverá desassistência à população. “Teremos cinco pontos de atendimento de urgência no município, um deles é o Hospital de Ilhéus, que irá atender toda demanda de urgência e emergência pediátrica, graças a um contrato realizado junto com a Prefeitura”, afirmou.

   O secretário anunciou que, após a reforma, o Regional será uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico. Juntamente com o Governo do Estado, a gestão municipal fará novos investimentos para fortalecer a atenção básica.

   Mário Alexandre avaliou como importante o trabalho em parceria com o Governo do Estado. “Juntos podemos superar mais facilmente as dificuldades encontradas na cidade. Vamos recuperar dez postos de saúde e reativar outros seis com o apoio do governo do estado”, afirmou. 

  • Criado em .

   Diante de apelos da população de Itabuna, o deputado Marcell Moraes, do PV, voltou a cobrar melhorias para a causa animal da cidade. Após abaixo assinado, Marcell cobra assiduamente melhorias no Centro de Controle de Zoonoses do município.

   “É inadmissível deixar o Zoonoses no estado que está. Os animais precisam de cuidados, o que não está acontecendo. Cadê os órgãos competentes que estão fechando os olhos diante desse descaso? A população e os animais sofrem com tamanha falta de importância”, cobrou o deputado.

   Devido à falta de manutenção do CCZ, que se encontra, segundo Marcell, em total estado de abandono, o bom funcionamento e atendimento estão deixando de existir. O parlamentar lembrou que “houve invasões e agressões contra os animais devido à falta de estrutura e segurança. Precisamos de urgência!”.

   – A causa animal de Itabuna não pode esperar, principalmente os animais! Estarei cobrando e pressionando até que esse lastimável descaso acabe e os animais sejam mais respeitados – anunciou. Marcell lembrou que dá seu total apoio aos protetores locais diante das suas lutas em prol dos animais.

  • Criado em .

 

  “Por trás da maioria dos crimes contra a vida e contra o patrimônio está sempre o tráfico de drogas”, avalia o deputado estadual Heber Santana, do PSC, entendendo que a legislação precisa ser revista, para fortalecer o combate ao tráfico e endurecer as penas para traficantes.

  Heber concorda com a postura do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que defende penas mais enérgicas, investimentos em tratamento para dependentes químicos e a disseminação das artes e da prática esportiva com parte de políticas públicas para combater as drogas.

  Além de uma legislação mais rígida, Heber Santana, posiciona-se contra legalização das drogas, e defende a criação de alternativas para evitar o consumo. “Milhares de crianças e adolescentes são alvos de traficantes nas suas comunidades e até mesmo nas portas das escolas”, lembra o deputado, afirmando que a prática esportiva deve ser incentivada e receber investimentos nas redes públicas e privadas de ensino, como alternativa de combate às drogas.

  • Criado em .

  A Polícia de Itabuna prendeu na tarde desta quinta-feira, dia 15, Willie Souza, o “Mamute”, e Rian Santos, o “Espaguete”. Eles foram flagrados pela Policia Militar, no bairro São Lourenço, com uma pistola e cinquenta buchas de maconha.

  “Mamute” (na foto do blog “Verdinho”) confessou ter sido um dos autores do assalto contra uma agência credenciada da Coelba e Bradesco, instalada no centro de Arataca. Ele praticou o roubo no final da manhã do dia 05, por exemplo, acompanhado por dois colegas.

 

O assalto foi registrado pelas câmaras do circuito interno da agência.

  • Criado em .

  Golpistas criaram uma conta falsa no WhatsApp, em nome da cantora itabunense Dani Matos e de seu marido, instrumentista Goty, pedindo ajuda financeira para um suposto tratamento de saúde de um filho do casal.

  “Eles colocaram no perfil uma foto de Dani, ao lado da filha, afirmando que estamos “passando por uma situação muito delicada” e que “meu filho mais novo vai passar por uma cirurgia de hoje até amanhã”, acrescentando que “o caso dele é grave” e “a cirurgia respiratória é cara” e pedem aos nossos amigos R$ 2 mil até o dia 25”, afirmou o instrumentista.

  Dani Matos é vocalista da “Minha Banda”, que se destacou no Carnaval Antecipado de Itabuna, puxando o bloco “As Bandidas”.

  • Criado em .

  A mensagem do Executivo itabunense, na instalação da segunda sessão legislativa da Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira, dia 15, será lida por Fernando Vita. O prefeito em exercício vai representar Fernando Gomes, licenciado do cargo por dez dias, para tratar de assuntos pessoais.

  De acordo com a Lei Orgânica do município, o chefe do Executivo deve comparecer à abertura da Sessão Legislativa para expor aos vereadores a situação do município “solicitando as providências que julgar necessárias”. No ano passado, Fernando Gomes apresentou seu plano de Governo aos parlamentares itabunense.

  A ausência de Fernando na abertura dos trabalhos da Câmara está sendo interpretada como um recuo do prefeito que – apesar de tentar reconquistar o apoio de alguns vereadores contrários a ele e neutralizar o grupo oposicionista no Legislativo itabunense - tem em seu desfavor a atuação de membros do Ministério Público Estadual.

  O prefeito sabe que a popularidade dele está em jogo, em função de episódios recentes, a exemplo das demissão de servidores, do corte de adicional dos professores, da remoção de ambulantes e das denúncias na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC. Esses fatos já chegaram ao conhecimento de Rui Costa e, segundo assessores do governador, estão preocupando o chefe do Executivo baiano.

  Para agravar a situação teve o aumento da tarifa dos coletivos, que gerou uma quebra de braço com um significativo número de membros do Legislativo itabunense.

  A Câmara revogou o decreto do prefeito e boa parte da população ficou do lado dos vereadores, que também recebeu o apoio dos promotores Inocêncio de Carvalho e Patrick Pires.

 Na última quinta-feira, dia 08, em reunião na sede do MP – com os Chico Reis, Charliane Sousa, Junior Trator, Manoel Júnior, Babá Cearense, Enderson Guinho, Aldenes Meira e Júnior do Trator – Inocêncio de Carvalho e Patrick Pires fizeram duras críticas à atual administração municipal.

 

  • Criado em .

© Copyright 2017 Blog do Bene   |   Todos os direitos reservados.