Duas figuras bastante conhecidas em Itabuna – o servidor estadual Joselito Prisco do Sacramento e a servidora municipal Telma Magalhães – faleceram na manhã desta segunda-feira, dia 23. Ambos estavam internados no hospital Calixto Midlej.

.

.

   Ex-Agente de Polícia Civil, ex-delegado e bacharel em Direito, “Prisco da Civil” atoou na área da Segurança Pública no sul da Bahia, durante as décadas de 1980. Foi candidato a vereador em Itabuna e tinha 71 anos.

.

.

   Enfermeira, “Telma da Saúde” foi lotada, durante três décadas, na Secretaria de Saúde de Itabuna, e participou ativamente de inúmeras iniciativas no setor. Foi também candidata a vereadora e faleceu aos setenta anos.

  • Criado em .

.   

   Secretários e prefeitos municipais estiveram reunidos na quarta-feira, dia 18, em Itabuna, para discutir estratégias visando a correta destinação dos resíduos sólidos nos municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul.

   A iniciativa visa atender a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a erradicação dos lixões, dando destino ambientalmente correto aos resíduos sólidos e investindo na construção de aterros sanitários.

   De acordo com o prazo aprovado pelo Senado Federal, os municípios têm até 31 de julho de 2018 para cumprir a determinação.

   O presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (foto), fez um chamamento aos prefeitos sobre a necessidade deles “buscarem um maior entendimento das ações do consórcio e estarem juntos na busca por soluções, que são de interesses em comuns dos municípios da região”.

   Na reunião, foram apresentados contratos e convênios do CDS-LS com o governo do Estado da Bahia, a entrega do Regimento Interno do Consórcio, entre outros assuntos.

  • Criado em .

.

   O vereador itabunense Antônio Cavalcanti, do MDB, poderá ser o novo líder do Governo e assumir essa convicção na manhã desta terça-feira, dia 17, quando ele, o colega Ronaldo Geraldo-Ronaldão, e Fernando Gomes terão uma reunião sobre o assunto o gabinete do prefeito.

   Semana passada, o prefeito enviou ofício a Câmara informando que Ronaldão, PMN, seria o novo líder e Cavalcante o vice.  Ronaldão, no entanto, não aceitou o convite alegando estar com a agenda política e profissional cheia, e sugeriu o nome do emedebista.

   Em fevereiro, o Blog do Bené informou que Cavalcante estava disputando o cargo com o Milton Gramacho, do PRTB, e que Fernando buscava um líder, depois reprovar a atuação de Robson Sá-Robinho, do PP, como seu interlocutor no Legislativo itabunense.

   Desde novembro do ano passado, o prefeito vinha tentando se afastar Robinho da liderança, o que ocorreu em fevereiro. Fernando chegou a convidar Ronaldão, que declinou o convite.

  • Criado em .

.

   Davis de Oliveira Guimarães afirmou que sua missão à frente do setor de Saúde de Itabuna será pautada por realizar uma gestão voltada para aqueles que mais precisam.

   Ao ser empossado na manhã desta segunda-feira, dia 16, o novo secretário, disse o trabalho inicial estará voltado a ajudar a equipe e organizar a rede para poder oferecer ao cidadão SUS eficaz, e mais atendimentos.

   “Quanto mais portas abertas, maior a demanda. Vamos avaliar a rede e oferecer à população tudo o que pudermos”, garantiu o novo secretário de Saúde de Itabuna.

   “Queremos aqui honestidade e muito trabalho porque a Saúde não pode esperar. A saúde é vida”, disse Fernando Gomes, durante o ato de posse.

   Para o prefeito, “além da formação na área de saúde, Deivis é conhecido por ser um excelente gestor, e recomendado também pelo secretário de Saúde do Estado. Levei o seu nome para ele, que me disse que eu estava diante de um dos grandes nomes do país”.

  • Criado em .

.

   O médico Eric Júnior foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Itabuna com uma Moção de Louvor, em reconhecimento aos serviços que ele vem prestando à sociedade como provedor da Santa Casa local.

   A moção é de autoria do vereador Enderson Guinho e subscrita pelo seu colega Manoel Júnior, foi aprovada por a unanimidade. A entrega ocorreu na noite de sexta-feira, dia 13, durante Sessão Especial pela passagem do Dia do Jovem, proposta por Enderson Guinho.

   Graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Eric Ettinger Júnior possui especializações em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. Tem experiência no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo, atuando principalmente nos temas de videocirurgia, transplante de fígado e operações Hepatobiliopancreáticas.

   Hoje com 35 anos, Eric Júnior – que possui MBA Executivo em Saúde da Fundação Getúlio Vargas – foi eleito em janeiro de 2016 o mais novo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, após coordenador o Plansul. Em dezembro do ano passado, ele foi reeleito para mais dois anos a frente da Provedoria.

   Considerado o maior complexo filantrópico de saúde do interior do norte/nordeste brasileiro, a Santa Casa de Itabuna tem um século de atuação no sul da Bahia. É uma referencia em termos de assistência de saúde de alta e média complexidade.

   Durante a Sessão Especial, foram homenageados jovens que se destacaram na sociedade grapiúna: Alexandro Junio Cunha Vieira, Andreyver Marcelo da Silva Lima, Carlos Yure Bandeira de Oliveira, Daniel Rodrigues de Oliveira, Daniele Oliveira Santos, Dayane Ferreira Leal Santos, Diêgo Raniery Pereira dos Santos, Diego Silva Gonzaga, Filippe Richard Gusmão Brito, Filipe Figueiredo da Cruz, Geraldo Edson Cordier Pompa, Glauber da Silva Souza, Jaqueline Teixeira Aquino, Joabe Paiva Pereira, João Antônio Dantas Silva, João Paulo dos Santos, João Victor Santos do Nascimento, Luiz Marcel Silva Ribeiro, Othon Henrique Rodrigues Dantas, Paulo Roberto Santos de Santana, Tales Bispo da Silva, Tamires Alves Santana, Washington Alves Pereira e William Pinto.

  • Criado em .

.

   Mariana Benedito – Psicanalista em formação; MBA Executivo em Negócios; Pós-Graduada em Administração Mercadológica; Consultora de Projetos da AM3–Consultoria e Assessoria. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

   Egoísmo nada mais é do que a atitude de colocar interesses, opiniões, desejos, necessidades pessoais em primeiro lugar em detrimento e a despeito das demais pessoas com que se relaciona e convive; é querer tudo para si sem pensar no desconforto e no mal-estar que se pode causar ao outro. O egoísta é aquele que necessita receber mais do que tem capacidade para dar e, segundo o renomadíssimo psiquiatra e psicoterapeuta paulista Flávio Gikovate, o egoísmo deriva da imaturidade emocional caracterizada pelo não desenvolvimento do sentimento de individualidade. Trocando em miúdos: o egoísta precisa do convívio social, da vida em grupo, mantendo uma postura extrovertida, carismática, simpática; não porque goste de estar com as pessoas, mas sim porque precisa delas para extrair os benefícios e aquilo de que necessita.

   Mas, observando esta mesma construção social, percebe-se que o egoísmo é – muitas vezes – um instinto de sobrevivência. O ser humano nasce com a natureza animal de sobrevivência e vai adquirindo o senso de humanidade com base na convivência e influência do meio ao longo de sua construção psicológica, moral e educacional. No início da vida, o que o indivíduo busca é aniquilar seu medo de sucumbir, de morrer; por isso um bebê quando nasce, se agarra ao seio da mãe – às vezes machucando-o – pela simples necessidade de sobreviver; até mesmo porque ainda não possui o entendimento e noção do outro. E é justamente aí que reside o limiar do egoísmo, quando se compreende a existência do outro.

   Defender pontos de vista, desejos, interesses, o que é bom para si não significa anular, subjugar, prejudicar o outro. Vivemos em sociedade e fazemos os mais diversos tipos de “contratos sociais”: amizade, trabalho, família, relacionamento afetivo. São duas partes que estabelecem seus limites, entendimentos, concessões que precisam ser respeitados e valorizados. Entender o espaço do outro. Pensar em seu bem-estar, saúde física, emocional e psíquica é extremamente fundamental para viver de forma estável e equilibrada; só que isso não tem nada a ver com prejudicar quem convive conosco. Seja o prejuízo de qualquer ordem ou natureza.

   Farinha pouca, meu pirão primeiro! Precisa mesmo ser assim?

  • Criado em .

.

   A política de regulação nos hospitais públicos da Bahia esteve em pauta na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 10, em audiência pública promovida na Comissão de Saúde e Saneamento da Casa. O debate contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas; da diretora da Regulação, Rita de Cássia Silva; deputados estaduais entre eles Ângela Sousa, além de especialistas do setor como o Ministério Público, Associações de Pacientes e de Classe. “Essa foi uma discussão de grande importância visto que objetivou, de forma integrada, um maior entendimento do sistema de regulação nas redes hospitalares baianas”, enfatizou Ângela Sousa.

   Fábio Vilas Boas afirmou que, com o objetivo de tornar mais ágil a regulação de pacientes em toda a Bahia, a Secretaria de Saúde tem investido, simultaneamente, na abertura de leitos, já superando a marca de 1.150 desde 2015, bem como na implantação de parques de bioimagem em onde unidades hospitalares, com ressonâncias e tomógrafos, e na informatização da Central Estadual de Regulação.

   De acordo com o secretário, infelizmente, não basta o esforço do Estado para atender toda a demanda. Faz-se necessário reduzir a necessidade de internamento. No Hospital da Costa do Cacau, por exemplo, ele pontuou que o acesso à unidade deverá ser realizado, primordialmente, a partir das unidades municipais de menos complexidade da região sul, incluindo Itabuna.

   Segundo Vilas Boas, o acesso por demanda espontânea da população será regulado por meio do acolhimento com classificação de risco. “Isso quer dizer que demandas de baixa complexidade, tipicamente de atenção básica, que não ameaçam a vida, deverão ser atendidas em unidades municipais para onde esses

  • Criado em .

.

   Em turnê pelo Brasil, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo são as atrações, nesta sexta-feira, dia 13, do “Grande encontro 20 anos”, na Concha Acústica de Ilhéus. O show está previsto para às 21 horas.

   O ingresso (pista meia) custa R$ 40,00 (pista inteira) R$ 80,00 e (área vip) R$ 130,00, com serviço open bar.

   O espetáculo é uma realização da Java Entretenimento, Bellemundi Turismo, com patrocínio da Bahiatursa, e o apoio é da Prefeitura de Ilhéus.

 

  • Criado em .

© Copyright 2017 Blog do Bene   |   Todos os direitos reservados.