.

   O deputado federal Antonio Brito participou, na manhã desta segunda-feira, dia 07, da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Creches e Escolas Municipais de Salvador, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Léo Prates.

 A solenidade reuniu centenas de gestores de creches, que lotaram o auditório do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores. A Frente parlamentar, que será presidida pelo vereador Edvaldo Brito, tem por objetivo fortalecer e institucionalizar as atividades de defesa dos direitos das creches e escolas, que acolhem mais de 20 mil crianças de zero a cinco anos.

   Estiveram presentes na solenidade a vereadora Marta Rodrigues, o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, o presidente da AEEC, Ailton Moura, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lindalva Amorim, e o prefeito de Jaguaripe, Hunaldo Costa.

  • Criado em .

 .

   Por Danilo Sousa

   A revitalização da economia cacaueira, a preservação do modelo institucional da Ceplac e a busca de alternativas para as questões econômico-financeiras enfrentadas pelos agricultores do sul da Bahia são os principais pontos a serem discutidos num encontro que lideranças da região terão com o senador Álvaro Dias. A reunião está prevista para as 14 horas da próxima sexta-feira, dia 04, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, situado na Rodovia Ilhéus/Itabuna.

   Há quase três décadas o cacau – principal produto agrícola do sul da Bahia – enfrenta uma série de dificuldades socioeconômicas, que envolvem o enriquecimento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o mais importante organismo federal em atuação na região, e a questão do endividamento dos cacauicultores. Órgão do Ministério da Agricultura voltado para o desenvolvimento rural sustentável, o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do cacau, a Ceplac atua em seis Estados brasileiros.

   Cacau, Turismo, Agronegócio e prestação de serviços são o forte da economia sulbaiana. A região com cerca de três milhões de habitantes em quarenta e sete municípios, reivindica do Governo Federal a revitalização da economia cacaueira e a preservação do modelo institucional Ceplac, de pesquisa e assistência técnica à cacauicultura brasileira.

   Além do fortalecimento da Ceplac, os agricultores do sul da Bahia propõem o estímulo, o fomento e a difusão do Cooperativismo e o Associativismo Rural. Defendem, também, a análise conjuntural da situação da cacauicultura brasileira, com destaque para o grau de endividamento da classe e a busca de novos investimentos financeiros, com vistas à revitalização da economia baiana.

  • Criado em .

.

   Fazer do Brasil campeão é o que desejam os ídolos do futebol nacional e também todos os brasileiros. Por isso, mais uma vez, a Legião da Boa Vontade também entra em campo, com seu time solidário, para jogar por um Brasil vencedor e ajudá-lo a conquistar um título que ainda lhe falta: o de país justo.

   Para isso, a LBV inicia sua campanha “Fiz um gol pela infância brasileira!”, iniciativa realizada tradicionalmente a cada edição da Copa do Mundo da Fifa, que visa mobilizar doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a instituição realiza em todo o país. Essas ações oferecem educação, cultura, saúde, alimentação e capacitação profissional, melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de pobreza.

   Nesta edição, a campanha recebeu a adesão de jogadores que autografaram uma camisa, a qual será entregue a colaboradores da Instituição que fizerem doações para a iniciativa. Destacam-se os jogadores: Miranda (zagueiro), do Internazionale, de Milão; Marcelo (lateral-esquerdo), do Real Madri, da Espanha; Cássio (goleiro), do Corinthians; Roberto Firmino (atacante), do Liverpool, da Inglaterra; Renato Augusto (meia), do Beijing Guoan, da China; Rodrigo Caio (zagueiro), do São Paulo; Eduardo Sacha (atacante), Gabigol (atacante), David Braz (zagueiro) e Vanderlei (goleiro), do Santos; Fábio Santos (lateral-esquerdo), Róger Guedes (atacante), Victor (goleiro) e Erik (atacante), do Atlético Mineiro; Fábio (goleiro), do Cruzeiro; Marcos Júnior (atacante) e Gum (zagueiro), do Fluminense; Marcelo Grohe (goleiro), do Grêmio; Rildo (atacante), Yago Pikachu (lateral-direito) e Wagner (meia), do Vasco da Gama.

  A campanha ainda homenageia vários ídolos do esporte que também assinaram a camisa: Pelé, Careca, Rivellino, Clodoaldo, Paulo Roberto Falcão, Ronaldo Fenômeno, Zico, Dunga, Taffarel, Marcos e Caio Ribeiro (comentarista). 

  A LBV convoca você para se juntar a este time em prol da construção de um país justo, solidário e com oportunidades iguais para todos. Sua ajuda é fundamental. Acesse www.lbv.org/digasim e vista esta camisa para viver toda a emoção que a Solidariedade oferece. Vamos ganhar essa partida!

  • Criado em .

.

   O Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia promove no próximo dia 12 de maio, um sábado, a primeira Manhã Literária com o tema: Texto sentido. O evento irá compartilhar não só com os pacientes e seus familiares, mas com toda a comunidade a importância da leitura, incentivando a imaginação e promovendo o papel da literatura na formação humana, intelectual e social dos indivíduos.

   “O Gacc Sul Bahia entende a arte como mobilizadora do processo de tratamento das nossas crianças e adolescentes hospitalizadas, a literatura aqui não é entendida como qualquer atividade que o ser humano chega a realizar, mas como uma atividade que tem uma finalidade: expressar a imaginação, curiosidades e sentimentos”, destaca uma das organizadoras, Maria Rita Prudente.

   A programação da Manhã Literária contará com a participação de editoras, escritores e artistas regionais com apresentações de cordel, voz e violão, recital de poesia, oficinas: poesia, dobraduras e pintura; e ainda, um Sebo com trocas e vendas de livros onde toda a renda adquirida será destinada a Casa de Apoio. O encontro também será uma oportunidade para homenagear todas as mães pela passagem do seu dia.

   Especialmente para as crianças será realizado um piquenique ao ar livre com contação de histórias e apresentações teatrais. Aberta ao público, gratuita, a Manhã Literária acontecerá a partir das oito da manhã, na Casa de Apoio Clara Kauark, situada na Rua Europa Unida, no Bairro São Judas. 

  • Criado em .

.

   Professores de três das quatro universidades estaduais da Bahia estão em paralisação nesta quarta-feira, dia 25, em protesto por pautas trabalhistas. Com isso, mais de 20 mil estudantes estão sem aulas em Salvador, e em outras 27 cidades. O movimento docente diz que sofrem a maior perda salarial dos últimos 20 anos. A categoria reivindica reajuste de 21,1%, informa o site “Seja Ilimitado”.

   Atividades acadêmicas paralisadas na Uneb-Universidade do Estado da Bahia, Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz e Uesb-Universidade Estadual do Sudoeste. Na Uefs-Universidade Estadual de Feira de Santana, as atividades não serão paralisadas, mas a comunidade acadêmica feirense também fará parte da mobilização, conforme as associações de docentes. Conforme a Aduneb-Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, a assembleia não pode ser realizada na instituição por falta de quórum.

   De acordo com Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs-Associações Docentes, a atividade busca denunciar o descaso do Governo baiano em relação aos docentes e às universidades. “O Governo do Estado simplesmente não se reúne com o movimento docente e mantém completo silêncio sobre a nossa pauta de reivindicações”, garantiu.

  • Criado em .

.

   Os policiais militares Paulo César Andrade Souza e Marcelo Santana Moreira foram absolvidos pelo Tribunal do Júri de Eunápolis, durante sessão de julgamento ocorrido na manhã de segunda-feira, dia 23.

   A sessão foi presidida pelo juiz Otaviano Andrade Sobrinho, tendo na acusação os promotores Dinelmari Mendonça Messias e Luiz Henrique.

.

.  

  Na bancada da defesa, os advogados Marcos Bandeira, Katharyme Assis e Priscila Pitanga, defendendo o policial militar Carlos Vinicius Dantas; o advogado Cosme Araújo defendendo o policial militar Maurício Biano, e o advogado Igor Saulo defendendo o policial militar Marcelo Santana.

   Os acusados foram acusados de terem matado Mayara Cristina e de ter tentado matar o namorado dela Jadson, com disparos de arma de fogo, cujo fato teria ocorrido, no dia 24 de janeiro de 2014, no Sítio do Toco em Eunápolis.

  Segundo o advogado Marcos Bandeira, “o Ministério Público inicialmente denunciou apenas os policiais Marcelo Santana e Paulo César. Todavia, depois de três meses da denúncia, o réu Paulo César, que estava preso, fez uma “delação falsa”, eximindo-se de qualquer participação no crime e atribuindo a coautoria aos policiais Carlos Vinícius e Maurício Biano, que estavam de serviço no dia”.

   “O Ministério Público estranhamente acabou aceitando a ‘delação’ e Paulo César se livrou do processo, sendo impronunciado. No Tribunal do Júri, depois de uma instrução muito bem produzida, a farsa caiu e os jurados acolheram a tese da negativa de autoria, absolvendo os réus”, acrescentou.

   O julgamento teve grande acompanhamento popular e durou dois dias.

  • Criado em .

   Duas figuras bastante conhecidas em Itabuna – o servidor estadual Joselito Prisco do Sacramento e a servidora municipal Telma Magalhães – faleceram na manhã desta segunda-feira, dia 23. Ambos estavam internados no hospital Calixto Midlej.

.

.

   Ex-Agente de Polícia Civil, ex-delegado e bacharel em Direito, “Prisco da Civil” atoou na área da Segurança Pública no sul da Bahia, durante as décadas de 1980. Foi candidato a vereador em Itabuna e tinha 71 anos.

.

.

   Enfermeira, “Telma da Saúde” foi lotada, durante três décadas, na Secretaria de Saúde de Itabuna, e participou ativamente de inúmeras iniciativas no setor. Foi também candidata a vereadora e faleceu aos setenta anos.

  • Criado em .

.   

   Secretários e prefeitos municipais estiveram reunidos na quarta-feira, dia 18, em Itabuna, para discutir estratégias visando a correta destinação dos resíduos sólidos nos municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul.

   A iniciativa visa atender a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a erradicação dos lixões, dando destino ambientalmente correto aos resíduos sólidos e investindo na construção de aterros sanitários.

   De acordo com o prazo aprovado pelo Senado Federal, os municípios têm até 31 de julho de 2018 para cumprir a determinação.

   O presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (foto), fez um chamamento aos prefeitos sobre a necessidade deles “buscarem um maior entendimento das ações do consórcio e estarem juntos na busca por soluções, que são de interesses em comuns dos municípios da região”.

   Na reunião, foram apresentados contratos e convênios do CDS-LS com o governo do Estado da Bahia, a entrega do Regimento Interno do Consórcio, entre outros assuntos.

  • Criado em .

© Copyright 2017 Blog do Bene   |   Todos os direitos reservados.