oxente

Itabuna: Mais um capítulo na novela do repasse para a Maternidade

 

  A Câmara de Itabuna, em atendimento a uma solicitação do vereador Carlito do Sarinha, realizou, na manhã desta terça-feira, dia 03, mais uma reunião com o objetivo de solucionar o impasse envolvendo os atrasos nos repasses de recursos para a Maternidade Esther Gomes.
  Desta vez, o encontro contou com a presença de técnica da Secretaria de Saúde e do coordenador-geral de Serviços Internos da Maternidade, Leopoldo dos Anjos, com o objetivo de buscar soluções para o impasse envolvendo os atrasos de recursos dos meses de janeiro e fevereiro junto ao Estado.
  O impasse foi gerado a partir de uma falha no fluxo de informações relacionado à autorização de cirurgias eletivas, já que o encaminhamento desse fluxo foi feito ao Governo do Estado, que aprovou a realização dos procedimentos. No entanto, essa autorização, que assegura ao prestador o recebimento dos repasses, é de competência do município.
  Segundo a Secretaria de Saúde do município, no mês março o fluxo foi encaminhado regulamente e a Prefeitura já deverá efetuar o pagamento nos próximos dias.
  Os dois meses em atraso totalizam R$120 mil. “Na realidade, o que houve foi um equívoco, mas estamos tentando achar uma solução política, pois não é justo que a Maternidade deixe de receber, pois ela realizou o serviço”, disse Leopoldo.

WhatsApp obtém recurso e volta ao ar no Brasil

 

  Da Agência Estado
  O desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, do Tribunal de Justiça de Sergipe aceitou o recurso do WhatsApp e definiu o fim do bloqueio ao aplicativo de mensagens no Brasil. Imposto pelo juiz Marcel Maia Montalvão na segunda-feira, 2, a suspensão do serviço havia começado às 14 horas da segunda. Na manhã desta terça-feira, dia 3, o desembargador Cezario Siqueira Neto não havia aceitado o recurso do aplicativo de mensagens, mas Ramos Filho reverteu sua decisão.
  Com isso, o serviço deve voltar a funcionar assim que as operadoras receberem a notificação da Justiça e fizerem ajustes em suas redes. Procuradas, as operadoras Vivo e Claro disseram estar verificando o pedido. A Oi, por sua vez, informou às 14h50 que ainda não recebeu a notificação. A TIM também não recebeu a notificação, mas já começou a desbloquear o aplicativo. A Nextel também está verificando se recebeu a notificação.
  Com o bloqueio, o WhatsApp chegou a ficar fora do ar durante 24 horas no Brasil. A ordem judicial de Marcel Maia Montalvão pediu às operadoras Oi, TIM, Claro, Vivo e Nextel a interrupção do serviço por 72 horas. A ação acontece após o WhatsApp não cumprir uma determinação que pedia que a empresa revelasse informações de usuários para uma investigação sobre tráfico de drogas na comarca de Lagarto, interior de Sergipe. Caso não cumprissem o bloqueio, as operadoras deveriam pagar multa diária de R$ 500 mil.

Gandu: Após assumir mandato-tampão, Djalma será candidato à reeleição

 

  O prefeito de Gandu, Djalma dos Santos Galvão, do PT, será candidato à reeleição. Segundo o site Bahia Notícias, a pré-candidatura do petista deve ser lançada nos próximos dias.
  Galvão assumiu a chefia do Executivo Municipal no último dia 4 de abril, após o ex-prefeito Ivo Sampaio, do PCdoB renunciar ao cargo por “motivos de saúde”. Como vice-prefeito, Galvão ocupou a prefeitura para um mandato-tampão de oito meses.

PV: Alfredo fala com Álvaro Dias e Uldorico sobre sustentabilidade

 

  O desenvolvimento socioeconômico de Itabuna e a sustentabilidade municipal foram dois temas discutidos por dirigentes do Partido Vede de Itabuna com o presidente estadual do partido Uldorico Pinto e com o senador Álvaro Dias, do Paraná, em Jequié, durante um seminário estadual do partido.
  Representando o PV local, a presidente do partido Daniela Simões, o dirigente Alfredo Melo e o coordenador Washington Luiz Santos participaram do encontro na última sexta-feira, dia 29, que reuniu cerca de trezentas pessoas na Câmara de Vereadores. Engenheiro civil, Alfredo é pré-candidato a prefeito de Itabuna.
 

  “Desenvolvimento sustentável, mobilização da sociedade, gestão responsável são algumas das propostas defendidas pelo Partido Verde. Itabuna precisa de planejamento e atrair nossos investimentos”, disse Melo. Segundo ele, o “PV tem uma nova forma de gestão, um jeito novo de se fazer política. Tem muito por fazer nesta cidade”.
  O seminário do PV integrou o Projeto Jequié Terceiro Milênio. Teve a presença do pré-candidato a prefeito de Jequié, Fernando Vieira, dos deputados estaduais Leur Lomanto Jr. (PMDB) e Sandro Régis (DEM), além de pré-candidatos a prefeito de partidos da oposição. O senador e ex-governador do Paraná Álvaro Dias proferiu palestra sobre Conjuntura da Política Nacional.

Uesc: Curso de atualização para Radialistas começa no sábado, dia 7

 

  A Universidade Estadual de Santa Cruz e o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus vão realizar, nos meses de maio e junho, 2º Curso de Atualização para Radialistas do sul da Bahia. Ministrado sempre aos sábados, das oito às 13 horas, o curso é promovido pela Rádio Uesc. Com inscrição gratuita, é destinado a quem atuam na área.
  O início será no próximo sábado, dia 7, com uma homenagem a Altamiro Viana. Aposentado recentemente, após sessenta anos de atuação “Zé Tiro Seco” é um grande radialista ilheense. Logo após, serão discutidas “As práticas radiofônicas e o rádio regional: quem somos e para onde vamos”, quando a professora da Uesc, Eliana Albuquerque, apresentará sua tese de doutorado sobre o rádio e os radialistas regionais.
  Dia 14, a professora Marlúcia Rocha, também da Uesc, vai falar sobre “As novas regras gramaticais, a escrita radiofônica e a oralidade” e discutir o uso da língua portuguesa no rádio, televisão, sites e blogs.
  Dia 21, haverá cinco oficinas; “Interpretação textual no rádio”, ministrada pelo radialista e jornalista Pedro Albuquerque, do Irdeb; “Transmissão ao vivo via web”, por Luis Reis e Georg Medeiros, da Rádio Uesc; “Edição básica de áudio”, com Eli Arruda, da Rádio Uesc; “Gravação e mixagem de som”, por DJ Danley Rodrigues, também da Uesc e “Radiojornalismo e Web”, por Eliana Albuquerque.
  No dia 4 de junho, haverá uma mesa redonda sobre “Legislação e Ética na Comunicação”, com a participação dos professores Marcelo Pires e Lilian Brito, da Uesc. Em seguida haverá a entrega dos certificados, com confraternização.
  Os interessados podem se inscrever antecipadamente na Rádio Uesc, no pavilhão Adonias Filho do campus da Universidade ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá também inscrições no local, mas as vagas serão limitadas.

Manchetes dos Jornais

Terça-feira, dia 03 de maio

Veja aqui as manchetes desta terça-feira, dia 03 de maio, dos principias jornais que circulam no país:

A Tarde-Moraes Moreira pede veto à mudança de nome do Circuito Dodô

Correio da Bahia-Funcionário de banca de revista e idosa são baleados em confusão em Salvador

Tribuna da Bahia-Com superlotação, maternidade na capital tem parto realizado no chão

O Globo-WhatsApp recorre de bloqueio imposto pela Justiça

O Dia-Polícia diz ter identificado mais duas vítimas de casal por pedofilia

Extra-Mulher fica grávida do quarto filho após ligadura e vai processar hospital

Folha de São Paulo-Rodrigo Janot pede ao Supremo Tribunal Federal para investigar Aécio Neves, Eduardo Cunha e Edinho Silva na Lava-Jato

O Estado de São Paulo-PSDB condiciona apoio a Michel Temer à discussão sobre parlamentarismo

Correio Braziliense-Para procurador do Tribunal de Contas da União, Dilma Rousseff cometeu “contabilidade destrutiva”

Valor Econômico-Banco Central amplia atuação no câmbio e dólar sobe

Estado de Minas-Polícia Federal quer João Santana, Mônica Moura e Gim Argello em presídio estadual

Jornal do Commercio-Procurador diz que Ministério Público recomendará rejeição das contas de 2015 de Dilma

Diário do Nordeste-Estilista é encontrada morta em porta-malas de carro do namorado

Zero Hora-Supremo Tribunal Federal envia a Sergio Moro suspeita de propina no governo FHC

Brasil Econômico-Balança comercial registra melhor resultado desde 1989

Bahia: Dez milhões de bovinos vacinados contra aftosa

 

  Mais de dez milhões de bovinos deverão ser vacinados contra a febre aftosa, em todo território baiano, até o dia 31 deste mês. A previsão é da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, que lançou neste domingo, dia 1º, a campanha de vacinação contra a doença.
  A estimativa da Adab, organismo vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado, é vacinar também quase oitocentos mil búfalos. Nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária.
  No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. Com o slogan ‘Gado Campeão é com Vacinação’, o Governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a febre aftosa.
  A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores.
  O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há quinze anos.

Sul da Bahia: Invasões de fazendas deixam fazendeiros e moradores apreensivos

  Nos últimos dias, duas fazendas já foram invadidas nos municípios de Pau Brasil e Jussari, por integrantes do MST-Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. a informação é do site bocão News.
  Segundo o site, moradores afirmam que o clima na região é tenso, pois, segundo eles, estariam programadas para esta semana mais duas novas ocupações de fazendas em Camacã e Arataca.
  "A região está apreensiva, pois chegam em caminhões, ônibus, e a qualquer momento podem ocupar fazendas. Algumas são produtivas, como a última ocupada em Pau Brasil que tem uma área de trezentos hectares com plantação de cacau. Os proprietários estão pedindo ajuda do governo da Bahia nessa questão, porque nessa situação, o risco é de ter até confronto", relatou um morador de Camacã ao Bocão News nesta segunda-feira, dia 02.

Itabunão é inapto para prática do futebol, afirma Federação Bahiana

 

  O esporte profissional itabunense sofre mais uma derrota: laudos técnicos elaborados pela Federação Bahiana consideram o estádio Luiz Viana Filho inapto para a prática do futebol. Levantamentos feitos pelo Corpo de Bombeiros também apontam irregularidades no maior estádio do sul da Bahia. Os estudos foram feitos com base no Estatuto do Torcedor.
  Na tarde de sábado, dia 30, em entrevista ao programa Resenha Esportiva da Rádio Jornal de Itabuna, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, o fato. Acrescentou que não poderia submeter os itabunenses aos perigos que poderiam advir ao comparecerem àquela praça esportiva.
  Ao BLOG DO BENÉ Ednaldo Rodrigues que, em função à conclusão dos laudos, as equipes do Itabuna e do Grapiúna não poderão participar da Série B do Campeonato Baiano deste ano. O Itabunão também não poderá sediar jogos oficiais de futebol. A competição está prevista para começar no mês de julho.
  Inaugurado em julho de 1973, o Itabunão é uma obra inacabada que enfrenta uma série de problemas. Em novembro do ano passado, um foco de incêndio atingiu parte do gramado do estádio. Sucatas de carros e ambulâncias pegaram fogo em um depósito em uma área anexa, e as chamas se espalharam por parte do campo. O incêndio provocou danos em boa parte do gramado.

Itabuna: Prefeitura já cadastrou 7.100 microempresários

 

  Sete mil e cem itabunenses microempresários já estão cadastrados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município, informou na manhã desta segunda-feira, dia 02, o prefeito Vane, durante a inauguração de um no espaço na Sala do Empreendedor, no SineBahia.
  Fruto da parceria entre a Prefeitura, Sebrae e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, o novo ambiente servirá também para tirar dúvidas, oferecer informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de uma atividade empresarial.
  “Nosso objetivo, com esse espaço específico para atender, é prestar auxílio à população para que empreender se torne algo cada vez mais fácil”, observou Vane. O prefeito salienta que “a partir de agora ficam asseguradas as condições para que a formalização de um negócio ou mesmo sua criação, se torne cada vez mais simples”.
  O espaço oferecerá serviço de orientação sobre gestão, declaração anual de faturamento, boleto mensal, alterações na formalização e capacitação para melhorar o negócio do microempreendedor. O atendimento ao público será das oito às 14 horas, de segunda a sexta-feira.