oxente

Cachoeira e as nuvens, nas lentes de Pedro Augusto

Cachoeira, final de sexta-feira, primeiro de julho de 2016. Enquanto o itabunense chora por um pingo de chuva, o repórter-fotográfico Pedro Augusto, ao apreciar o por do sol, no Ponto do Pitú, à margem esquerda do rio, rodovia Ilhéus-Itabuna, fez essa verdadeira pintura; uma tentativa de decifrar a mensagem das nuvens...

Eleições 2016 – As impugnações de candidaturas

ala goes

  Em eleição, sempre ocorreu o questionamento sobre a legalidade ou não de uma candidatura, mas com o advento da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 64/90, alterada pela Lei Complementar 135/2010), aumentou-se em muito os pedidos e as ilações que se fazem neste período.
  A maior parte das impugnações de registro está relacionada a casos de inelegibilidades. As AIRCs-Ações de Impugnação de Registro de Candidatura servem tanto para impugnar o pedido de registro de candidato que não reúne as condições de elegibilidade ou de registro. Por exemplo, na falta algum documento, ou que contrarie o contido nos §§ do Art. 14 da Constituição Federal.
 

Continue Lendo

Itabuna: Prefeitura abre licitação para concessão do transporte público

 

  A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta quinta-feira, dia 30, a concorrência pública para outorga de concessão de dois lotes do serviço de transporte coletivo de passageiros pelo período de vinte anos.
  As empresas vencedoras terão que investir para assegurar um serviço mais eficiente, conforto e segurança aos usuários. Das vinte e uma empresas que retiraram edital, duas apresentaram propostas.
  O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Adiel Silva Brito, 50% dos ônibus devem ter menos de dois anos de fabricação e o restante da frota de veículos não poderá ter mais de dez anos. Todos os veículos deverão ser equipados com aparelhos de GPS para melhor controle dos itinerários e cumprimento dos horários.

Ilhéus: Prefeitura publica resultado final do concurso público

 

  Está disponível no site www.consultec.com.br, empresa contratada pela Prefeitura de Ilhéus para organizar concurso público para provimento de vagas na administração municipal, o resultado final do certame, publicado após a análise dos recursos interpostos pelos candidatos.
  As listas estão divididas por nível de escolaridade exigido para cada cargo. Há também as relações dos candidatos aprovados para as vagas destinadas a deficientes físicos.
  O concurso público visa a contratação para 531 vagas em diversos setores da administração, em todos os níveis de escolaridade, e contou com mais de 37 mil inscritos.

A Presunção de inocência

andirlei silva

Em cada país que vive sob a égide do Estado Democrático de Direito é estabelecido regras constitucionais rigorosas para que sempre se evite ilegalidades por agentes públicos, na prisão de pessoas.

No nosso país, o Brasil, na Carta Política é estabelecido no rol de direitos e garantias constitucionais, de forma positivada, no artigo 5º, letra LVII que:

“Art. 5. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. (EC nº 45/2004) e
LVII - ninguém será culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Pois é, recentemente, temos presenciado no nosso país um verdadeiro dilaceramento dos princípios constitucionais, estabelecidos na nossa Carta Maior.

Há pouco, em Itabuna, um advogado no exercício das suas atividades profissionais, ao que se tem conhecimento, em conversa com um seu cliente ao telefone, de forma infeliz, falou impropérios contra uma magistrada do Rio de janeiro que decidiu contra este, seu cliente, atitude esta que não comungamos, apesar de entender de que o advogado não teve interesse nenhum em induzir o seu cliente a praticar qualquer crime contra aquela magistrada.

É que, em um jogo de futebol quando o árbitro e seus auxiliares erram na aplicação de uma das regras futebolística os torcedores que se sentem injustiçados, passam a proferir impropérios contra a mãe daquele arbitro e auxiliares. Perguntar-se-ia: será que o objetivo dos torcedores eram de fato atingir a mãe daqueles profissionais ou uma forma de protesto contra as regras? Evidentemente, é a segunda opção.

Continue Lendo

Itajuípe: Tribunal de Justiça diz que greve dos professores do município é ilegal

 

  A greve dos servidores da Educação da rede municipal de Itajuípe é ilegal. A decisão da desembargadora Lígia Maria Cunha Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia. Na terça-feira, dia 28, a magistrada determinou o imediato retorno da categoria às atividades, cessando-se qualquer ato de paralisação, e autorizou o desconto na folha de pagamento dos dias não trabalhados dos servidores paralisados.
  A greve foi deflagrada dia 4 de maio. Os professores alegavam descumprimento do reajuste de 11,38%, do Fundeb-Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Segundo a APLB, o Governo Federal já repassou o percentual, mas os gestores só ofereceram 3%, muito aquém do que o valor recebido do Ministério da Educação, ferindo a que instituiu o piso nacional da categoria.
  A desembargadora Lígia Cunha Lima, no entanto, destacou na sua decisão que a Prefeitura de Itajuípe está adimplente com os salários dos professores, que, inclusive recebem acima do piso nacional. Para a magistrada, o município sempre esteve acessível a categoria mas, não pode aumentar despesas com pessoal em virtude da extrapolação do limite de 60% da receita corrente líquida destacada na Lei de Responsabilidade Fiscal.
  Ela destacou ainda que “o movimento grevista acarreta atrasos indevidos nos cumprimentos das metas escolares, causando prejuízos materiais irreparáveis aos alunos do município pela importância destes serviços para as crianças e adolescentes, principalmente quando considerado o fornecimento de merenda escolar”.

Itabuna: Prefeitura publica final de provas do concurso público

 

  A Prefeitura de Itabuna divulgou nesta quarta-feira, dia 29, o resultado final da prova discursiva e da prova de títulos e a respectiva homologação. Pode ser conferido no site www.funcab.org.
  Na quinta-feira, dia 30, sairá o resultado final do concurso público para provimento de cargos.
  A contratação vai se dar de acordo cronograma da Secretaria Municipal da Administração por meio do Departamento de Recursos Humanos.

Itabuna: FTC promove Feira de Adoção de Animais no sábado, dia 2

Representantes de ONGs participam da organização da Feira 2
Representantes de ONGs participam da organização da Feira

  A FTC promove no próximo sábado, dia 02, a Feira de adoção de Animais. O evento vai acontecer das oito ao meio-dia, em frente ao campus da faculdade, na praça José Bastos.
  Serão disponibilizados espaços em todos para as ONGs Amigo Leal, APDA-Associação de Proteção e Defesa dos Animais, A3 e Ron Rona.
  Também estarão disponíveis na feira, os serviços de vacinação antirrábica e orientação sobre a castração de cães e gatos, por meio do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
  Com o apoio dos laboratórios farmacêuticos e pet shops, serão distribuídas vermífugos e amostra de rações. 

Itabuna: Professor Max é pré-candidato a prefeito pelo PSOL

 

  O professor Ademaques Santos é pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PSOL. Max, como é conhecido, decidiu disputar o pleito itabunense, depois de frustrada a proposta de união do partido – juntamente com o PV – em torno do nome de Antônio Mangabeira, do PDT, anunciada pelo BLOG DO BENÉ no dia 19.
  No dia seguinte ao encontro dos três partidos, a Comissão Executiva Municipal do PSOL se reuniu e decidiu por três votos a dois não apoiar o médico pedetista. Participaram da reunião Carlos Correia, presidente; Zem Costa, vice;   Professor Max, secretário-geral; Robson Brito, tesoureiro, e Diego Santos Brito, secretário de juventude.
Correia, Diego e Max votaram favorável a proposta do PSOL lançar candidatura própria. Max apresentou seu nome e Zem Costa desistiu de participar do pleito.

Documentário “Batalha do Rap”, uma produção dos participantes do Pixelando

 “Batalha do Rap” é um documentário produzido pelos participantes do projeto Pixelando, realizado em Itabuna. O Curta – um retrato de como a música envolve e transforma a vida de quem a faz – registra o posicionamento de diversos Rapper’s sobre o que é o Rap e como é o seu cenário na região sul da Bahia.