Itabuna: Ausência de Fernando e Azevedo marca o debate da Difusora

 

  Sete dos nove candidatos a prefeito de Itabuna participam na manhã deste sábado, dia 24, do segundo debate realizado pela Rádio Difusora. A emissora montou uma grande estrutura em sua sede, no Jardim do Ó, onde montou um telão e um sistema de som, e reuniu um pequeno número de militantes e filiados.
 

  Augusto Castro, do PSDB; Davidson Magalhães, do PCdoB; Dr. Mangabeira, do PDT; Geraldo Simões; Coronel Santana, do PTN; Mister Cuca, do PSOL, e Zé Roberto, do PSTU, estiveram presentes, acompanhado de assessores. O debate, que mobilizou uma equipe de quinze profissionais da emissora, foi mediado pelos radialistas Oziel Aragão e Leandro Viana.
  Os candidatos Fernando Gomes, do Dem, e Capitão Azevedo, do PTB, não participaram do debate. Fernando não compareceu porque, segundo as sua coordenação, ele lidera as pesquisas e seria alvo dos ataques dos adversários. Azevedo, em segundo lugar nas intenções, também evitou ser alvo dos concorrentes.
  O debate foi considerado equilibrado, com os candidatos comentando temas conhecidos da população. O destaque foi Zé Roberto, do PSTU, que fez fortes intervenções a Dr. Mangabeira, Geraldo Simões, Augusto Castro e Davidson Magalhães.
 

  O BLOG DO BENÉ ouviu algumas pessoas presentes ao debate. A avaliação delas é que quem teve melhor desempenho foi Davidson Magalhães e Geraldo Simões.

Itabuna: PM prende homem que portava arma nas redes sociais

 

  Helbert Oliveira dos Santos, que aparecia nas redes sociais portando uma arma de fogo, foi preso na manhã desta quarta-feira dia 14, no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, por uma guarnição da Polícia Militar. A informação é do capitão Ricardo Penalva, Coordenador Planejamento Operacional do 15º Batalhão da PM.
  Segundo Capitão Penalva, por volta das 10 horas, uma guarnição da Ceto do 15º BPM, abordou Helbert, que estava acompanhado de Vitor Henrique Silva Mendes. “Ele foi reconhecido como o indivíduo de uma foto que circulava nas redes sociais, portando uma arma de fogo. Inclusive, um policial da guarnição, de posse da foto em seu celular particular, a mostrou a Helbert, que afirmou ser ele e alegou ser uma pistola de Airsoft”.
  Na casa de Helbert, no bairro Sarinha, foram encontradas uma pistola, modelo PT 100, com dois carregadores e 26 munições. Segundo o capitão, “suspeita de pertencer a força policial, já que a numeração e o local do brasão estão raspados, e um rifle, Airsoft, modelo G36C”.

Itabuna: Bandeira e Sandra ou Orleans podem substituir Vita e Fernando

 

  O juiz aposentado Marcos Bandeira (foto), a ex-secretária de Assistência Social Sandra Neilma, e o ex-vice-prefeito José Orleans do Nascimento são os nomes que estão sendo apontados para substituírem os candidatos Fernando Gomes e Fernando Vita. Gomes, do Dem, e Vita, do PMDB, tiveram suas candidaturas a prefeito e a vice-prefeito impugnadas pela Justiça Eleitoral de Itabuna.
  Marcos Bandeira é filiado ao PMDB e já teve o seu nome cogitado para integrar a chapa majoritária da coligação “Unidos por Itabuna”, liderada pelo Dem. Sandra Neilma, esposa de Fernando Gomes, e o empresário José Orleans, são filiados ao Dem. A coligação é formada também pelo PRTB, PRP e o PTdoB. O assunto está sendo tratado na tarde/noite deste domingo, dia 11, numa reunião de Fernando e Vita com Bandeira, Orleans e a cúpula do Dem, convocada logo a decisão da juíza Rosineide de Andrade.
  O pedido de registro das candidaturas de Fernando e de Vita foi indeferido pela titular da 27ª Zona Eleitoral e ganhou grande repercussão por meio dos blogs e das redes sociais. A coligação, segundo a Legislação Eleitoral, tem o prazo de três dias para ingressar com recursos junto ao Tribunal Regional Eleitoral, em Salvador. Marcos bandeira, um magistrado experiente e estudioso da legislação eleitoral, está analisando e acompanhado o caso.
  No entanto, a coligação tem até o final da tarde desta segunda-feira, dia 12 – vinte dias antes das eleições de 02 de outubro, de acordo com o calendário eleitoral – para apresentar a Justiça possíveis substitutos de Fernando e de Vita. Caso contrário, ambos podem continuar na disputa, correndo o risco de serem, a qualquer momento, impugnados definitivamente pela Justiça Eleitoral.

Itabuna: Juíza indefere candidaturas de Fernando Gomes e Vita

   

A juíza Rosineide Almeida de Andrade, da 27ª Zona eleitoral, acolheu pedido do Ministério Público e indeferiu na tarde deste domingo, dia 11, as candidaturas de Fernando Gomes, do Dem, e Fernando Vita, do PMDB, respectivamente, a prefeito e a vide de Itabuna. A decisão foi fixada no final da tarde, no mural do Cartório da 27ª Zona.
 

Segundo a magistrada, Fernando Gomes demostrou “descaso com a coisa pública” e agiu consciente no descumprimento de normas, “as quais estão vinculados todos os administradores dos bens e valores públicos, restando configurados atos de natureza ímproba, caracterizando claramente, irregularidades insanáveis, o que, por sua vez, configuram ato doloso de improbidade administrativa”, que levou à rejeição das contas do ex-prefeito de Itabuna.
  A juiz Rosineide Andrade destacou que “havendo decisões irrecorríveis do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas da Bahia (Acordão 446/2010 e 2260/2015, do TCU, e Processo 2800/2008-Resolução 378/2014, do TCE), encontra-se caracterizada a causa de inelegibilidade tipificada no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar n.º 64/90, em relação a Fernando Gomes Oliveira”.
  Ao acolher o pedido de impugnação, a titular da 27ª Zona Eleitoral que Fernando Vita preenche “todas as condições de elegibilidade”. A magistrada, no entanto, ressalta que “o registro de candidato a prefeito e vice deve ser feito em chapa única e indivisível”, por isso indeferiu registro da chapa majoritária, formada por Gomes e Vita.
  A decisão da magistrada já era esperada por alguns membros da coordenação da campanha de Fernando Gomes. A defesa do candidato do Dem vai ingressar com recursos junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Itabuna: “Fora Temer” e “Fora PT” no Sete de Setembro

 

  As comemorações do Sete de Setembro, este ano em Itabuna, foram marcadas pela realização do “Grito dos Excluídos”, pelas manifestações “Fora Temer” e, também por protestos “Fora PT”.

  As manifestações começaram às 13 horas desta quarta-feira, dia 07, logo após o anúncio do encerramento do desfile oficial. Os protestos foram feitos do Jardim do Ó até a praça Adami.
  Cerca de quinhentas pessoas participaram das manifestações, que contou com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz e de militantes do PT e do PSTU.

Itabuna: Sob a proteção de seguranças, Vane evita contato com o público

 

      

  No seu último ano de comemorações do Sete de Setembro como chefe do Executivo municipal, Vane armou um aparato de segurança em torno dele, na manhã desta quarta-feira, dia 07. Durante o período em que o prefeito de Itabuna esteve na praça Camacã, assistindo as apresentações, poucas pessoas o cumprimentaram.
  O bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, esteve presente e nenhuma autoridade civil participou das solenidades. Dos secretários municipais, Dinalva Melo (Educação), Mariana Alcântara (Administração), Valério Hafner (Trânsito), Marcos Cerqueira (Fazenda), Evaristo Cardoso Neto (Esportes), Evandro Pereira (Assistência Social) e Gilvan Rodrigues (Comunicação), além das presidentes da Ficc (Nilmecy Gonçalves) e da Fundação Marimbeta (Acácia Pinho).
  O prefeito pouco conversou. Apenas deu entrevista às emissoras de rádio e tirou algumas fotos. Cercou-se de militares das Forças Armadas e membros da Guarda Municipal. Ao redor do palanque, o montou uma estrutura na qual policiais militares reforçaram a sua segurança. Vane deixou o local por volta das 13 horas, logo que o desfile foi encerado, quando os manifestantes tomaram a avenida do Cinquentenário.
  Do palanque ao carro oficial, apenas seis pessoas cumprimentaram o prefeito, que estava acompanhado do seu motorista. Delas, um casal, no estacionamento da Camacan, que lhe pediu ajuda financeira.

Sete de Setembro: Itabuna teve desfile morno num dia nublado

 

  Sem o brilho e a empolgação dos anos anteriores, desfile de Sete de Setembro em Itabuna foi marcado na manhã desta quarta-feira, dia 07, pela presença de autoridades no palanque oficial e a pouca participação do público. A festa aconteceu na avenida Cinquentenário.
  Previstas para iniciar as horas, as comemorações começaram com quase uma hora de atraso. Foi uma festa morna num dia nublado, na qual os destaques foram a participação de um grande contingente de policiais militares e a boa apresentação de jovens estudantes das redes municipal e estadual.
  Veja as imagens do Sete de Setembro em Itabuna, feitas pelo BLOG DO BENÉ:

Cacau: Lindoel Farias é o “Cacauicultor do Ano”

 

  O agricultor Lindoel Farias foi eleito na manhã deste domingo, dia 04, o “Cacauicultor do Ano de 2016”. O diploma foi entregue no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau.
 

 

 

  O título é conferido anualmente por uma comissão de técnicos da Ceplac, aos agricultores que mais se destacaram em termos de inovação tecnológica e aplicação das recomendações dos extensionistas do órgão. Lindoel foi representado pelo seu filho, Geraldo Farias.
  Durante a solenidade, foram conferidos os título de “Produtor Familiar” a Maria da Conceição Mendes de Jesus, e de destaques “Produtor de Chocolate” a Raimundo Mororó e “Jovem Empreendedor Rural” a Natiele Rodrigues.

Cacau: A dinamização da Ceplac passa pela renovação dos seus quadros, diz Jabes

 

  A Ceplac precisa renovar o seus quadros, realizando concursos públicos para que possa dinamizar suas ações, suas finalidades, afirmou na manhã deste domingo, dia 04, o prefeito de Ilhéus. Jabes Ribeiro das comemorações do Dia Internacional do Cacau, que acontecem no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.
  “A dinamização das ações da Ceplac passa necessariamente pela valorização do seu quadro de pessoal, seus técnicos, seus pesquisadores e extensionistas. Para continuar prestando um bom serviço à lavoura cacaueira, a Ceplac tem que realizar concursos públicos e contratos nossos servidores”, afirmou Jabes.
 

 

 

  O evento, que foi aberta pelo diretor geral da Ceplac, Sério Murilo Menezes, conta com a presença do ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki; o senador Roberto Muniz, o deputado federal Cacá Leão, os estaduais Eduardo Sales e Rosemberg Pinto. Lideranças dos agricultores e empresariais também estão presentes.
  Para o vice-governador da Bahia, João Leão, a Ceplac não pode parar para e não vai parar. “A região depende, em termos econômicos e científicos, deste importante órgão federal. A Ceplac é o coração do sul da Bahia”, destacou.
  Em contato com o BLOG DO BENÉ, o secretário do Meio ambiente, Eugênio Spengler, destacou o trabalho da Ceplac na preservação da Mata Atlântica sulbaiana.
  Já o senador Roberto Muniz afirmou que a Ceplac é muito mais que cacau. “Ela é a âncora do desenvolvimento do sul da Bahia. O trabalho da Ceplac não está restrito ao cacau, vai além da diversificação de cultivos regionais e do desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

Ceplac: Ministro, vice-governador, senador e deputados no Dia do Cacau

 

  O atual estágio da lavoura cacaueira e o futuro da economia regional, o projeto de institucionalização da Ceplac e a situação dos produtores de cacau do sul da Bahia são os temas da agenda política e econômica deste domingo, dia 04, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau.
  “O domingo, dia 05, terá um grande significado para o segmento cacau. Com o apoio e a participação dos produtores, a Ceplac resgatou o Dia do Cacau e continua a ser o centro das discussões técnico-cientificas do sul da Bahia, mobilizando a sociedade e a classe política”, disse ao BLOG DO BENÉ, o superintendente regional, Adonias Castro.
  O ministro da Agricultura, Eumar Novacki (foto); o vice-governador da Bahia, João Leão; o senador Roberto Muniz, o deputado federal Cacá Leão, os estaduais Eduardo Sales e Rosemberg Pinto são algumas das personalidades políticas que confirmaram presença neste domingo, dia 04, no auditório do Cepec. Lideranças dos agricultores também estarão no evento.
  Durante as comemorações, que deverão começar as oito e meia  da manhã, serão entregues os prêmios de “Cacauicultor do Ano”, “Produtor Familiar” e destaques “Produtor de Chocolate” e “Jovem Empreendedor Rural”. Estão previstas também a realização de palestras técnicas e a discussão de uma pauta de reivindicações dos agricultores sulbaianos, entregue neste sábado ao ministro da Agricultura.