CIDADELLE camp Sustentacao Banner Web Diario Bahia 728x100px

oxente

Itabuna: Festival na FTC mostra gastronomia de países participantes das Olimpíadas

  Programado para esta terça-feira, dia 24, a partir das 19 horas, o VII Festival Gastronômico da FTC Itabuna: Olimpíadas de Sabores abordará à cultura e à culinária de oito países que participarão das Olimpíadas Rio-2016.
  O evento, que se baseia na perspectiva interdisciplinar envolvendo o corpo discente, corpo docente e comunidade acadêmica, tem o propósito de integrar os conhecimentos de Nutrição à Gastronomia divulgando a tradição cultural de outros países.
  Na programação, além de exposição, degustação e avaliação dos pratos e sabores que fazem parte da gastronomia, os estudantes também farão apresentações de danças típicas dos países abordados.
  De acordo com os organizadores do Festival Gastronômico da FTC, o projeto visa estimular a importância da interdisciplinaridade para formação acadêmica, bem como estimular o desenvolvimento de habilidades para organização de eventos acadêmicos e promover integração entre discentes, docentes e comunidade acadêmica.
  Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Mônica Bomfim, no festival os estudantes poderão explorar conhecimentos das disciplinas de Técnica Dietética e Gastronomia I, Segurança de Alimentos, Alimentação e Nutrição na Sociedade, Cidadania e Interculturalismo e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição.
  Ela adianta que a degustação e avaliação dos pratos serão realizadas nos stands por chefs de cozinha, profissionais de culinária, nutricionistas, docentes, além de um corpo de jurados formado por profissionais de imprensa e direção da FTC.

Romero Jucá vai se licenciar nesta terça-feira do cargo de ministro do Planejamento

 

  O ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse agora que vai se licenciar do cargo a partir desta terça-feira, dia 24, até o Ministério Público Federal se manifestar sobre as denúncias contra ele. A informação é da Agência Brasil.
  “Vamos aguardar a manifestação do Ministério Público com toda a tranquilidade, porque estou consciente que não cometi nenhuma irregularidade e muito menos qualquer ato contra a apuração da Lava Jato, apoiei a Lava Jato”, disse em entrevista no Congresso Nacional, após o presidente interino Michel Temer entregar a proposta de meta fiscal revisada.
  “Enquanto o Ministério Público não se manifestar, aguardo fora do ministério. Depois disso, caberá ao presidente Temer me reconvidar ou não, ele vai discutir o que vai fazer”, afirmou.
  O jornal Folha de S.Paulo publicou reportagem desta segunda-feira, dia 23, que diz que em conversas, gravadas em março, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugeriu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um pacto para impedir o avanço da Operação Lava Jato sobre o PMDB, partido do ministro.
  Jucá disse que vai protocolar hoje um pedido na Procuradoria-Geral da República para que o órgão avalie se há alguma ilegalidade na gravação que comprometa a permanência dele no ministério. No período da licença, Jucá reassumirá o mandato de senador e permanecerá na presidência do PMDB. O Ministério do Planejamento ficará sob comando do secretário-executivo Dyogo de Oliveira.

Comissão da Agricultura da Câmara vem ao sul da Bahia discutir o futuro da Ceplac, garante Davidson

  Os membros da comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vão participar, no final deste mês, na sede Regional da Ceplac, de uma mesa redonda sobre o futuro da economia cacaueira e a revitalização do principal organismo federal em atuação no sul da Bahia. O anúncio foi feito ao BLOG DO BENÉ pelo deputado federal Davidson Magalhães. Integrante da comissão e da Frente Parlamentar em Defesa da Cacauicultura e da Ceplac, o parlamentar do PCdoB propõe uma grande ação em Brasília para chamar a atenção do Congresso Nacional para a situação da lavoura.

A festa do revezamento da Tocha Olímpica em Itabuna: Fotos e Vídeo

Sábado, dia 21, a Tocha Olímpica passou por Itabuna, numa festa que mobilizou 28 condutores, entre aletas e pessoas outras indicadas pelos patrocinadores. Um dos destaques foi o maratonista Pedro Sebastião Filho, “Pedro das Medalhas”. Campeão brasileiro de maratona, na categoria master, Pedro já disputou mais de quinhentas competições oficiais, dentre elas a Corrida de São Silvestre, em São Paulo, e conquistou mais de quatrocentas medalhas. Corredor há trinta anos, ele é servidor federal, lotado na Ceplac.
A cobertura é do repórter-fotográfico Pedro Augusto, especial para o BLOG DO BENÉ:

foto 1 pedro

Continue Lendo

Itabuna: Tranquilidade no concurso da Prefeitura; mais de quinze mil disputam 621 vagas

O clima foi tranquilo na manhã deste domingo, dia 22, nos locais de realização das provas do concurso realizado pela Prefeitura de Itabuna. A coordenação do concurso informou que nenhuma anormalidade foi registrada.

Mais de quinze mil candidatos estão disputando 621 vagas para preenchimento do quadro de servidores.
O concurso tem vagas para os níveis fundamental, médio e superior e as provas são aplicadas através da Funcab-Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt.
Na manhã deste domingo, os portões foram abertos às 7h30min e fechados às 8h30min.

Continue Lendo

Itabuna: Tumultos e protestos contra Temer marcam a passagem da Tocha Olímpica; Vane é vaiado

 

  Vane foi duramente vaiado no início da noite deste sábado, dia 21, na praça Rio Cachoeira, avenida Mário Padre, durante o encerramento da festa da passagem da tocha Olímpica por Itabuna.
 O prefeito estava no palanque, acompanhado de secretários municipais. Quando qual o locutor anunciou o seu nome, manifestantes passaram a vaiar e jogar cerveja no palco. Algumas pessoas chegaram a xingá-lo. Vane ignorou a manifestação.
 Além do prefeito de Itabuna, a Rede Globo e o presidente interino da República, Michel Temer foram alvo de protestos. Estudantes, professores, servidores públicos e sindicalistas ligados ao PCdoB gritaram “Fora Temer”. Os protestos ocorreram durante todo o percurso do revezamento da Tocha Olímpica.

Continue Lendo

Temer decide recriar o Ministério da Cultura, afirma Mendonça Filho

 

  O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou neste sábado, dia 21, que o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar o Ministério da Cultura. O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta-feira, dia 18, como secretário nacional de Cultura. Ele deve tomar posse na terça-feira, dia 25.
 “A decisão de recriar o Ministério da Cultura é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira”, afirmou Mendonça Filho, pelo Twitter.
  A extinção do Ministério da Cultura e sua fusão com o Ministério da Educação gerou uma série de protestos da classe artística na última semana: ao menos dezoito capitais registraram ocupações em prédios públicos ligados ao Ministério da Cultura.

Itabuna: Justiça confirma a realização do concurso da Prefeitura neste domingo

  O juiz Ulysses Maynard Salgado, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, rejeitou pedido do Ministério Público para suspender o concurso público para provimento de cargos na Prefeitura de Itabuna.
  Dessa forma está mantido o certame, que será realizado neste domingo, dia 22, pela Funcab-Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt. Quase dezesseis mil candidatos deverão fazer as provas do concurso.
  A abertura dos portões será às 7h30min e fechamento às 8h30min, no turno da manhã, e às 13h30min e fechamento às 14h30min, no turno da tarde, no horário do Estado da Bahia.
  As provas objetivas terão a duração de três horas e meia, exceto para o cargo de Advogado, cujo tempo de duração será de quatro horas e meia, em função da realização da prova discursiva.
  As provas discursivas serão aplicadas no mesmo dia da prova objetiva, sendo realizada dentro das quatro horas e trinta minutos previstas.

Itabuna: Geraldo debate Governo Participativo com comunidade do Fátima

 

  Neste sábado, dia 21, a comunidade dos bairros de Fátima, Monte Cristo, Parque Verde, vilas das Dores, Vital Ferreira e da Paz, vão se reunir com o pré-candidato a prefeito Geraldo Simões para mais uma discussão do PGP-Programa de Governo Participativo. A reunião está prevista para às nove horas, no colégio Ciso.
  É a terceira reunião do PGP, depois de São Caetano e Nossa Senhora da Conceição. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o PGP é uma forma eficaz de garantir maior participação popular nas indicações de prioridades que comporão a proposta de programa de governo do partido a ser registrada no TSE.
  Nesses encontros são debatidos temas que afligem a população. Geraldo Simões diz que, embora os problemas normalmente sejam conhecidos por todos, o sentido de prioridade apontado pela comunidade pode ser o principal fator a ser considerado em uma eventual tomada de decisão.
  “Sem falar que os principais problemas apontados nem sempre correspondem aos que os técnicos imaginam. Outro dado que tenho observado é que a maioria seria de fácil resolução pela prefeitura. Aprendemos muito ouvindo o povo”, reforçou.

Itabuna: Escola Municipal de Trânsito convoca inscritos para curso

 

  A Emtran-Escola Municipal de Trânsito de Itabuna convoca os 39 alunos selecionados na quarta turma da categoria A para comparecerem segunda-feira, dia 23, às 8 horas, a fim de receberem orientação quanto à aquisição do laudo e realização de exames oftalmológicos e psicoteste.
  A diretora da Emtran, Edlane Brandão, destaca que as aulas para a concessão da Carteira Nacional de Habilitação estão previstas para o dia 6 de junho.
  A Emtran está situada à rua Jorge Amado, bairro Lomanto, ao lado da Settran-Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
  Relação dos alunos convocados, categoria A: George Santos Fernandes, Maria Erica Santana do Nascimento, Erenice Maria dos Santos, Josimar Vieira Barbosa, Laís dos Santos, Maicon Patrick Santos Alves, Tiago Guimarães dos Santos, Midian Jesus Santos, Luciano Souza Santos, Andrea Silva Santos, Debora Maria Souza Silva, Francisco Assis de Sousa Turinho, Marcos Rodrigo Santana Lima, Caique Sacramento Oliveira, Carlos Jose Portugal Nunes, Maria Beatriz Franco das Virgens, Patryck Alex Souza Santana, Cristiane de Jesus Fontes, Vinicius Nascimento Lima, Adeildes de Deus Rodrigues, Carolina Oliveira da Silva, Paulo Junior Alves dos Santos, Silvia Santos Silva, Ana Lúcia Costa O. Dantas, Layra Lau Silva, Gilmar Silva Santos, Cristiane Neves Carmo, Maiara do Amor Divino S. Neiva, Marcos Vinicius Dos Santos, Iraci Cândida Lima Novaes, Arley Honorato dos Santos, Aylana Oliveira Sampaio, Alessandra Silva, João Paulo Xavier Ribeiro, Cristiane Santos da Silva, Tiago Gonçalves de Azevedo, Ester Ferreira Garcia, Rosiane Costa Aragão Silva, Paula Cristina Ferreira.